A casa

forno5.jpg

A casa. Era do meu avô. Depois foi a casa da minha mãe, a nossa casa.  Agora é a minha casa.  O blogue casadatina surge depois da reconstrução desta casa rural centenária, outrora uma casa agrícola. Pela necessidade de partilhar o que de melhor lá acontece com todos os amigos e conhecidos que por lá passam uns dias a disfrutar da tranquilidade desta pequena quinta.  Sendo uma casa rural de construção em terra da arquitectura tradicional, facilmente nos deixamos seduzir pelos ninhos de pardal nos buracos rústicos dos adobes de barro, pela água refrescante que corre no tanque nos dias quentes ou pelas cores e aromas da eira sobre o pomar, no outono.    Pretendo desta forma divulgar aqui as vivências mais importantes da casa bem como os detalhes que nos surpreendem e acordam memórias antigas: contadores de histórias à volta da lareira, as tardes na cozinha do forno a fazer compotas  trazendo de volta à casa o cheiro de outras gerações passadas e ainda a redescoberta de textos e poemas de autores portugueses.  Este blogue será construído com imagens do dia a dia da casa que me apeteça partilhar e textos que se espera avivem na nossa memória algumas tradições da nossa  cultura; mas não terá qualquer compromisso de regularidade.

Anúncios

Etiquetas:

2 Respostas to “A casa”

  1. Joaquina Correia Says:

    Que bom e bonito foi o fim de semana prolongado na casa da eira da tina. Foi o 5 de outubro mais espectacular até agora que passei com festa de anos pois a tina fez as suas lindas primaveras.
    Comemos, dançamos, cantamos rimos imenso; foi o máximo.
    Os pequenos almoços de princesa, a comida um espectáculo, o espaço que deixa saudades, o carinho…. é Tina,…..!. ainda sinto o sabor das filhoses de abóbora.
    Viva a casa da eira mais a sua anfitriã!
    Um grande abraço e até sempre, de Lagos com muito carinho para todos.
    Joaquina

  2. MarAzul Says:

    […]não sei se conseguiram viajar até casa pelo meu texto, no entanto vejam aqui e depois aqui, mas o melhor que têm a fazer é comprovarem por vocês […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: