Narcisos

Há alguns dias já, andava eu a pensar com alguma espectativa acerca da exuberância dos narcisos neste inverno tão chuvoso. É que desde há 3 anos ( decorriam ainda as obras da casa),  por esta altura, eles nos brindam com as suas flores perfeitas e perfumadas, iluminando o jardim da frente, dando as boas vindas a quem chega, ou simplesmente perfumando a caminho a quem passa…

Confesso que  nestas últimas semanas deixei a casa entregue a si mesma e às  fadas boas que habitam as vizinhanças, sempre atentas e cuidadosas durante as minhas ausências. Sem elas, as minhas noites de sono não seriam decerto tão tranquilas.

Ontem uma delas  quis partilhar comigo a sua alegria  pela beleza do canteiro de que disfruta diáriamente, pois que árduamente transportou a terra do pinhal para a preparação do jardim e pacientemente comigo zelou pela distribuição equilibrada dos bolbos de espécies variadas, que alegram o canteiro ao longo de todo o ano.

Estas  fotos  da  Rita, que me surpreenderam na  minha caixa de correio electrónico, vieram iluminar também o meu dia.     

narcisos-3                               narcisos-2

    narcisos-41

narcisos6Jardim

Ontem escrevi poemas
Nos canteiros do meu jardim.
Animada, afogueada, em alvoroço,
Abraçada a vasos, folhas e pétalas,
Inspirada ao aspirar o aroma silvestre
Das flores, das plantas, da seiva,
Declinei o lápis sedutor e o papel,
Tomei a terra, o ancinho e a colher,
Decidida, quebrei ressequidas ramagens,
Exaltada, daninhas ervas arranquei,
Ao solo me lancei, confiante, e mergulhei
Minhas mãos, na terra fértil e gentil.
Tirei pedras e raízes, desenhei linhas
De promissores bolbos, enterrados
Sob o húmus revolvido e alisado.
Sementes lancei, em métrica cuidada.
Azáleas rimei com admiráveis ciclamens.
Margaridas de fogosas vestes combinei
Com amarelos narcisos em sono recatado.
Confortei o cândido limoeiro e ergui, por fim,
Para o céu, o corpo cansado e feliz (…)

Ilona Bastos

Etiquetas:

6 Respostas to “Narcisos”

  1. Rita Bernarda Says:

    Foi com uma lágrima no canto do olho que percebi o teu agrado e a surpresa por estas fotos e o quanto as apreciaste.
    Isto foi algo que construimos juntas e à medida que os fui vendo florir tive vontade de partilhar contigo o desenvolvimento desta nossa aventura.
    É mais uma recordação que juntamos a esta “nossa” casa.

    Não sei se te agradeci decentemente pelas noites que se seguiram ao Natal…mas senti-me uma verdadeira princesa num palácio…obrigado Tina!

    Beijinho grande

    Rita

  2. Marazul Says:

    Cara amiga Tina,
    Eu bem tinha a impressão que essa casa era uma casa de fadas e duendes!
    Parabéns pelo jardim e por darem mais cor ao mundo.
    Beijos da cor do mar,
    MarAzul

    • casadatina Says:

      Obrigado, António, sempre tão gentil.
      Bem, eu acho que a verdadeira magia é a dos bolbos.
      Recebi novas fotos da Rita, que me apetece por aqui. O jardim está todo amarelo, iluminado por este sol fantástico!
      Mal posso esperar por 6ª feira, para lá chegar para as bem merecidas férias.

      Beijos com o aroma da terra,
      tina

  3. ocrobalo Says:

    Olá!
    Quando li o texto que publicaste,
    apeteceu-me
    nao fazer nada,saboreá-lo apenas.
    E reviver,
    re-sentir
    o cheiro que se ouve nos bûzios,
    o revoltear das areias
    por entre os pensamentos, enseadas de sentidos
    com sentido,
    mar
    mar,
    sempre mar.
    Azul,
    turquesa,
    cinza no olhar,
    verde sabor a marê
    vaza
    e som
    Splash, splash…
    Infinito

    ocrobalo

    • casadatina Says:

      Meu querido amigo,

      Obrigado pelas novas tonalidades que nos deixas aqui.
      Há palavras soltas, imagens, locais
      que nos acordam memórias antigas,
      que de tão intensamente vividas, de tão sentidas… nunca se apagarão de todo.

      Aparece pelo nosso amarelo, verde campo, e saboreia outros tons, outros aromas.
      Sabes que és sempre benvindo.

      Beijos com o aroma da terra,
      tina

Deixe uma Resposta

