Tons de Outono

 

Este Outono, o ácer rubrum (afinal, desculpem é um Liquidambar styraciflua ) brindou-nos com uma copa de cores intensas, em contraste com uma gama de verdes em fundo para que luz e calor inundassem os nossos sentidos, mesmo  em dias cinzentos.

 

Poema de Outono

 

Outono vem em vulvas claridades…

Vamos os dois esp´rá-lo de mãos dadas:

Tu, desfolhando as rosas das estradas,

E eu, escutando o choro das saudades…

 

Outono vem em doces suavidades

E a acender fogueiras apagadas

Andam almas no céu, ajoelhadas

E a terra reza a prece das Trindades…

 

Coram no bosque os musgos e os fetos.

Vogam nos lagos pálidos e quietos,

Como gôndolas d’oiro, as borboletas.

 

Meu Amor! Meu Amor! Outono vem…

Beija os meus olhos roxos, beija-os bem!

Desfolha essas primeiras violetas!…

 

Florbela Espanca in Poesia: 1918-1930

Etiquetas:

3 Respostas to “Tons de Outono”

  1. Susana Says:

    Lindo o àcer, as cores e as fotos e a palavras!

    Beijinhos

    Susana

  2. João Correia Says:

    Creio que é um liquidambar (Liquidambar styraciflua) e não um Acer Rubrum.

    (A casa é fantástica, parabéns!)

    • casadatina Says:

      Obrigado João,
      Agora que o refere, fica-me a dúvida, pois comprei ambos e plantei na mesma altura. Um secou, junto ao pinhal, a poente. Com o passar do tempo, deixei de pensar no seu nome, sei que a 3ª árvore sobrevivente dessa plantação é um ácer davidii, junto à àrvore em questão.
      Talvez daí a minha confusão. Vou corrigir o meu erro, e investigar os meus registos.
      Muito Obrigado por repor o nome a esta árvore magnífica.
      Beijo com o aroma da terra.
      tina

Deixe uma Resposta

